DÁ INSTRUÇÃO AO SÁBIO, E ELE SE FARÁ MAIS SÁBIO AINDA; ENSINA AO JUSTO, E ELE CRESCERÁ EM PRUDÊNCIA. NÃO REPREENDAS O ESCARNECEDOR, PARA QUE TE NÃO ABORREÇA; REPREENDE O SÁBIO, E ELE TE AMARÁ. (Pv 9.8,9)

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Os Se7e Selos do Apocalipse em Seis Dias (I)



1º Selo (6.2): Cavalo Branco

“E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei e ouvi um dos quatro animais, que dizia, como em voz de trovão: Vem e vê! E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso e para vencer.”

O primeiro selo possui paralelo com Zacarias 1.7-17 e 6.1-8 que tratam do simbolismo dos quatro cavalos. [1] As opiniões acerca da identidade deste cavaleiro têm ocupado diversos biblistas, chegando cada um deles a resultados díspares. Boyer, afirma que este selo representa a “conquista do evangelho no mundo” e que o cavalo branco, representa “a santidade demonstrada e guerreando, deve representar a força irresistível e veloz de Deus”. [2] Gilberto assevera que “este cavaleiro não pode ser Cristo, porque Cristo é quem abre o selo do versículo 1, do qual sai o cavalo e o cavaleiro do versículo 2. Além disso, Cristo sempre tem em seu cortejo, em sua companhia, melhores agentes do que os mencionados neste capítulo: guerra (vv.3,4); fome (vv.5,6); e peste (vv.7,8)”. [3] Isto significa que o primeiro cavaleiro deve ser identificado juntamente com os outros três, isto é, do mesmo tipo. Isto posto, se os outros três cavaleiros são símbolos de destruição e morte, pelos quais Deus executa o seu julgamento, o cavalo branco não pode destoar do conjunto. [4] Assim sendo, o cavalo branco é símbolo de conquistas, o arco [5] não retesado, isto é, que conservava as flechas na aljava, é símbolo de uma guerra não declarada [6], do domínio diplomático do Anticristo.

De acordo com esta corrente de interpretação, o cavalo branco e seu cavaleiro representam o Anticristo em seus primeiros anos de governo político. A cor branca, segundo certos exegetas, é que impõe dificuldade para admitir a possibilidade de se tratar do Anticristo, pois como atesta Ladd, “ (...) no Apocalipse o branco sempre é um símbolo de Cristo ou de algo relacionado com ele, ou de vitória espiritual”.[7] Entretanto, observamos que o cavalo, símbolo de conquista, representa a conquista do Anticristo, e a cor branca símbolo de vitória e da paz, representa a vitória e a falsa paz que será imposta pelo Anticristo. O arco representa o domínio do Anticristo através da diplomacia e da “guerra fria”. A coroa representa o triunfo do Anticristo.

2º Selo (6.3,4): Cavalo Vermelho

“E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada”.

Este segundo selo contrapõe-se ao primeiro. O arco contrasta com a espada. Enquanto o arco e as flechas estão na aljava, estes cavaleiros estão com as espadas nas mãos. A paz que o cavaleiro branco traz sobre a terra é temporal e falsa. A função deste cavaleiro, montado sobre o cavalo vermelho é tirar a paz da terra. Vermelho é a cor do sangue e geralmente representa a guerra. Nos tempos do apóstolo João, Marte, o planeta vermelho, também era considerado pelos romanos como o deus da guerra
[8].

O cavalo vermelho é símbolo da guerra e do derramamento de sangue que dela advém. A descrição deste selo, no primeiro século da era cristã, deve ter causado bastante impacto entre os crentes daquele período, pois viviam no tempo da Pax Romana, período de paz que atingiu todo o domínio do império romano. [9] Não devemos esquecer da relação deste cavalo vermelho com a profecia de Zacarias 6.2.[10]

No tempo da Grande Tribulação a paz diplomática do Anticristo dará espaço para as mais cruéis e sangrentas guerras. Este selo, desencadeará os sofrimentos relacionados aos outros castigos que se seguem.

Notas
[1] Cf. EPOS, MÓD.IV, vl.4, Antigo Testamento V, 2001,p. 129
[2] Orlando BOYER, Espada Cortante, vl.1, [?], p.216
[3] Antônio GILBERTO, Daniel e Apocalipse, 1985, p.126
[4] Cf. George LADD, Apocalipse – introdução e comentário, 1980,p.73
[5] um instrumento de guerra do mundo antigo.
[6] semelhante a guerra fria entre Estados Unidos e União Soviética.
[7] Id.Ibid.,p.74. Ladd apresenta os seguintes textos para comprovar sua assertiva: “O Cristo exaltado tem cabelos brancos como lã (1.14), os fiéis receberão uma pedra branca com um novo nome inscrito; os fiéis vestirão roupas brancas (3.4,5,18); os vinte e quatro anciãos estão vestidos de branco (4.4); os mártires receberão roupas brancas (6.11), bem como a multidão inumerável (7.9,13); o filho do homem é visto sobre uma nuvem branca (14.14); ele volta montado em um cavalo branco, acompanhado dos exércitos do céu que estão vestidos de branco e montam cavalos brancos (19.11,14); no julgamento final Deus está assentado em um trono branco (20.11)”.
[8] Cf. N.R.CHAMPLIN, O Novo Testamento Versículo por Versículo, vl.6, 1995,p.464
[9] Cf. George LADD, Apocalipse – introdução e comentário, 1980, p.76
[10] Cf. EPOS, MÓD.IV, id.Ibid.,p.129

Crédito das imagens


6 comentários:

João Paulo Mendes disse...

Imapactante esse post Pastor Esdras, realmente o Apocalipse guarda muitos segredos que ao homem não cabe desvendar.É de grande valia essa série de esclarecimentos acerca do Livro, nos faz desejar o céu, desejar que o Senhor Jesus nos leve às bodas o mais rápido possível.
Continue com os bons ensinos que tem aqui sido anunciados.

Em Cristo Jesus,

Joao Paulo Mendes - www.joaopaulo-mendes.blogspot.com

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Muito obrigado por sua participação, irmão João Paulo. O propósito do Teologia com Graça e trazer esclarecimentos teológicos a respeito das Escrituras. Graças a Deus seremos arrebatados antes destas coisas!
Um abraço

Anônimo disse...

Gosto muito dos estudos do Apocalipse, mas há um erro: os quatro cavalos e seus cavaleiros são fatos, acontecimentos, não pessoas! Esses quatro selos foram abertos simultaneamente pelo Senhor Jesus quando Ele morreu na cruz e ressuscitou. Daí começou a Era da Igreja! O Evangelho sendo espalhado pela terra, as guerras estre as nações, a fome assolando os mais pobres e, por fim, a morte por causa da Palavra de Deus, das guerras e da fome. O Anticristo virá no auge desses acontecimentos, fará um acordo de paz por 1 semana(de anos), ou seja, 7 anos, e na metade da semana(após 3 anos e meio), o acordo será quebrado, e o Anticristo perseguirá os cristãos que não forem arrebatados ferrenhamente. Ele matará muitos cristão, mas no fim desse período de 3 anos e meio ele será derrotado e lançado no lago de fogo. Portanto não faz sentido o cavalo branco e o seu cavaleiro representar o Anticristo, pois este sairá vencendo, mas no fim não vencerá, e em Apocalipse 19:11-21 o cavalo branco reaparece e o seu cavaleiro é o próprio Senhor Jesus. Irmão Esdras, está a situação atual: os quatro primeiros selos foram abertos na morte e ressurreição do Senhor Jesua e os cavalos estão percorrendo a terra desde então, representando, respectivamente, a Expansão do Evangelho, as Guerras, a Fome e a Morte. A volta do Senhor está muito próxima, o quinto selo está sendo aberto. Creio que neste momento os nossos irmãos que morreram por amor ao Senhor estão clamando por vingança. Eu o aconselho a ler o Apocalipse mais criteriosamente. Você perceberá que do cap. 1 ao 11 João fala o que ele viu na visão e do cap. 12 ao 22 ele descreve essas visões. Os cristãos não precisam de teologia, precisam praticar a Palavra. De que serve o conhecimento, se não há prática? O conhecimento é necessário, mas praticar o que conhecemos é muito mais importante. Assim, o praticar a Palavra e a Vontade do Senhor Jesus nos tornará merecedores do arrebatamento.

Bruno Almeida
(brunofarias_jp@hotmail.com)

Anônimo disse...

paz todos mas e um erro irmao o cavalo branco e sim anticristo por que a biblia diz claramente que o anti cristo vai vim com cor branca simbolizando jesus mas nao sera jesus ou voces acham que o anticristo virar cor preta e so parar e pensar irmao essa sua eorica opiniao e errada ele o anti cristo inganarar falsa paz todos mundo cre que branco e simbolo paz sim ou nao o diabo irar inganar com essa cor estude mas biblia vc ta ainda agora descubrindo escritura fassa um curso teologico vc mas se aprofundar mais ta paz

Anônimo disse...

Que DEus te abençoe muito bom!!!
Abs!
Faculdade Teológica

Anônimo disse...

Parabens muito bom seu Post!!!!Fik c paz d cristo!!!
Abs!
Faculdade Teológica

TEOLOGIA & GRAÇA: TEOLOGANDO COM VOCÊ!



Related Posts with Thumbnails